O escritório Varella Guimarães Advogados Associados foi concebido pelos irmãos Camilla Varella e João Fernando Guimarães no ano de 2015, na capital paulista.
Desde lá, os sócios trilharam um caminho de sucesso na defesa dos interesses das pessoas com deficiência, solidificando o escritório como uma referência no país na obtenção de bons resultados jurídicos e conquistas para as pessoas com deficiência.
Em 2022, o escritório esteve diretamente envolvido nas tratativas relativas ao rol de procedimentos e eventos em saúde da ANS, tanto no Superior Tribunal de Justiça, como no Supremo Tribunal Federal, e também no Congresso Nacional, sempre em defesa dos consumidores e das pessoas com deficiência.
Ainda em 2022 o escritório viu seu quadro de advogados ganhar maior potência com o ingresso de Adriana Monteiro e Vanessa Ziotti. Todos advogados com reconhecido ativismo na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, e vieram somar forças àquela que é a missão do escritório.
O empenho dos sócios e de seus associados colaborou para a aprovação da Lei 14.454/2022, que consolidou o rol da ANS como exemplificativo.
No mesmo ano, o escritório conseguiu, por unanimidade, no Supremo Tribunal Federal, a redução de carga horária, sem prejuízo de seus vencimentos, para uma servidora pública do Estado de São Paulo, mãe de uma pessoa com deficiência.
A referida conquista teve repercussão geral, a partir do Recurso Especial 1237867, assinado pelos sócios, fixando a seguinte tese: “Aos servidores públicos, estaduais e municipais é aplicado, para todos os efeitos, o artigo 98, § 2º e 3º da Lei 8.112/1990.”
Dessa forma, o escritório Varella Guimarães Advogados Associados além de se comprometer individualmente com cada um de seus clientes, abraça um compromisso social em prol da inclusão e da acessibilidade para todos.
Atualmente, o escritório possui unidade também em Brasília e presta atendimento remoto para todo Brasil, já que hoje os processos, em sua maioria, tramitam de forma 100% on-line.